quinta-feira, 24 de março de 2011

Variação Sociocultural

   Variação Sociocultural : Extremamente ligada à variação estilística. Destacam-se os usos diferenciados por faixa etária, principalmente os das crianças, dos jovens (a gíria) e dos idosos (esses com termos e formas que vão caindo em desuso). Os jovens, em busca de sua identidade, costumam criar formas próprias de expressão, transformando o significado dos termos ou criando uma sintaxe própria. Assim, entre os jovens, temos as tribos dos surfistas, dos skatistas, dos rappers, dos mauricinhos, das patricinhas, dos punks, e assim por diante.
    Na variação por sexo, o uso do diminutivo, por exemplo, é mais comum na fala das mulheres do que dos homens. Provavelmente, por conta da preocupação de evitar palavras mais afetivas, devido à avaliação social de seu “machismo”.
    Outra variação interessante é a de determinados grupos profissionais (jargão). Muitos têm terminologia própria, como advogados, médicos, mecânicos, jogadores, policiais etc. Há ainda os intelectuais, que costumam falar por meio de alusões e citações.







    




23 comentários:

  1. Caras colega, entrei no site de vocês, é gostei bastante do conteúdo que nele tem. Mas é preconceito o que você esta falando das pessoas que não tem condições de vida muito boa não e só porque elas não tiveram chance de estudar em uma boa escola particular, que vocês tem dizer que elas também não podem falar da mesma forma que um medico um advogado ou ate mesmo um reporta da televisão falam. Então tomem cuidado com o que vocês escrevem no seu blog.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre anda dando uma olhada nesse site e vejo isso acontecer muito mas sempre fico só observando

      Excluir
  2. Maria clara comigo e melhor ainda

    ResponderExcluir
  3. Maria clara comigo e melhor ainda

    ResponderExcluir